9 de mai. de 2015

Publicações: REVISTA HISPANIA SACRA

A REVISTA HISPANIA SACRA é publicada desde 1948 pelo Instituto de História do Centro de Ciencias Humans y Sociales (CSCI), de Madri, como objetivo de divulgar pesquisas sobre a história religiosa, especialmente relacionada com o mundo hispânico. Conheça a equipe editorial.  

No site estão divulgados os números desde 2001, e oferece acesso a outro site com material desde 1981

São diversos artigos, resenhas e outros materiais que vão auxiliá-lo em suas pesquisas.


(fonte: RHBN, no. 88, janeiro/2013)

7 de mai. de 2015

Livros: GUERRA CIVIL ESPANHOLA: 70 ANOS DEPOIS

Guerra Civil Espanhola: 70 Anos DepoisO livro GUERRA CIVIL ESPANHOLA: 70 ANOS DEPOIS (Edusp, 2011, 264 p.), organizado pelo professor de história da USP, José Carlos Meihy, reúne estudos apresentado em colóquio realizado em 2009, por ocasião dos 70 anos do fim da Guerra Civil Espanhola, conflito localizado, mas que teve consequências globais.

São 11 textos, além de reprodução de cartazes da época, com 7 deles abordando a história do conflito e suas implicações, inclusive no Brasil, e mais 4 depoimentos de historiadores descendentes de espanhóis analisando o impacto desta guerra em suas trajetórias pessoais.

Um tema importante, que pode ser útil para estudos, pesquisas e ensino sobre o mundo na primeira metade do século XX.


(fonte: RHBN, no. 84, SETEMBRO/2012)
informações: http://comunicacao.fflch.usp.br/node/344
imagem: http://livraria.folha.com.br/

4 de mai. de 2015

Museus: DEUTSCHES HISTORISCHES MUSEUM

O Deutsches Historisches Museum, localizado em Berlim, é um museu dedicado à história da Alemanha desde a Antiguidade até a reunificação. O visitante faz uma viagem pela história por meio de quadros, documentos, cartazes, artefatos, móveis e utensílios, e muito mais. No início do trajeto, uma mapa mostra a evolução do que hoje é o Estado Alemão, de forma muito interessante.

O site oferece acesso às diversas coleções como por exemplo a de posters, livros raros e três áreas dedicadas a cultura material. Muitos outros materiais que o museu possui podem ser conhecidos no site.

Explore a coleção. Muito material, inclusive com documentos a partir da I Guerra Mundial

Para pesquisa, ensino ou diversão.


3 de mai. de 2015

Arquivos digitais: PORTAL SENTANDO A PUA

O SENTANDO A PUA é um site criado em 2000, a partir de memória de veteranos, que tem como objetivo manter viva a história da Força Aérea Brasileira durante a II Guerra mundial e divulgar informações e imagens sobre este importante momento.

O site oferece muitas informações e materiais, como uma galeria de fotos, inclusive com reprodução de documentos, audioteca, canções dos pracinhas, aeronaves e submarinos e muito mais.

Visite e aproveite todo o extenso material divulgado no site.

(fonte: RHBN, no. 92, MAIO/2013)