15 de mai. de 2015

Filmes: O ESTRANHO

Nem bem a II Guerra Mundia havia acabado e Orson Welles no apresenta este filme, O estranho (The Stranger, 1946), no qual um investigador de crimes de guerra viaja até Connecticut para procurar um criminoso nazista. Tal criminoso já está totalmente infiltrado na sociedade americana, como um professor que está se casando com a filha de um juiz da Suprema Corte. Veja o trailer.

Muito interessante tanto para analisar a questão da representação do nazista e da infiltração nazista no final da Guerra (a história nos filmes), como o próprio filme, feito em um momento muito próximo ao evento.

O filme se presta a diferentes análises. Repare na cena do jantar em que o nazista é desmascarado e na discussão sobre os alemães, história e Karl Marx. Muito interessante.


13 de mai. de 2015

Núcleos de Pesquisa: LABORATÓRIO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS – UEM

O LEAM - LABORATÓRIO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) busca congregar professores e estudantes para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e pesquisas nas áreas de História Antiga e Medieval. Conheça os pesquisadores participantes.

O site traz notícias, informações sobre eventos, links para sites de interesse e vídeos. São materiais que podem auxilá-los em pesquisas e ensino.

Curta a página do LEAM no facebook ou veja os contatos do grupo.



12 de mai. de 2015

Publicações: REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL

A REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL é uma publicação da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) que busca disseminar e fomentar discussões sobre a questão da "região", não somente como porção de superfície terrestre, mas como um artefato cultural, uma "produção de diferentes grupos, classes e culturas". A revista foi fundada em 1996. Conheça a equipe editorial.

O site disponibiliza todas as edições já publicadas, que trazem além de artigos, notas de pesquisa e de leitura. 

Aproveite este material em suas pesquisas e aulas.

(fonte: INFORME ANPUH, 31)

11 de mai. de 2015

Arquivos Digitais: ROUEN NOUVELLES BIBLIOTÈQUES

ROUEN NOUVELLES BIBLIOTÈQUES é uma rede virtual de bibliotecas da cidade francesa de Rouen, congregando 8 bibliotecas espalhadas pela cidade. É uma constelação que abarca diferentes tipos de documentos. 

As coleções abrangem documentos confiscados durante a Revolução Francesa e foram sendo aumentadas por doações e aquisições por mais de 200 anos. São manuscritos, gravuras, livros, cartazes, mapas e muito mais.

O site fornece pesquisa ao banco de imagens, ao catálogo ou ao site. A base de imagens possui mais de 19 mil itens para sua pesquisa, nos catálogos mais de 400 mil.

Aproveite e explore este rico material.

(fonte: Revista História Viva, no. 115)