22 de mai. de 2015

Filmes: O MÉDICO ALEMÃO

Na década de 1960, na cidade de Bariloche, um médico alemão se envolve com uma família argentina, principalmente com uma menina que se torna parte de suas pesquisas, o seu nome: Joseph Mengele. A passagem de Mengele pela Argentina, antes de vir para o Brasil é o mote de O médico alemão (Wakolda, 2013), escrito e dirigido por Lucía Puenzo. Veja o trailer.

Filme interessantíssimo que envolve questões sobre colaboracionismo, apoio a nazistas, transmissão de ideais racistas, e até bullying. A inserção do médico na sociedade e na família é muito bem mostrada.


20 de mai. de 2015

Publicações: REVISTA DIMENSÕES

Dimensões – Revista de História da Ufes
A Revista Dimensões, a revista de História da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), publicada semestralmente para divulgar a produção acadêmica de pesquisadores pós-graduandos, acolhendo artigos de diversas áreas das Ciências Sociais. Conheça a equipe editorial.

As edições são organizadas em dossiês, com temas específicos, ou em edições livres. O site disponibiliza publicações desde 1990, atualmente 33 edições divulgadas.

São diversos dossiês como por exemplo Poder e Religião na Antiguidade Tardia, Visões de 1964, dentre outros.

Conheça, explore e colabore.   


18 de mai. de 2015

Arquivos digitais: MEMÓRIA RODA VIVA

O MEMÓRIA RODA VIVA é dedicado a divulgar as entrevistas realizadas no programa da TV Cultura de São Paulo, Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras. É um projeto conjunto da Fundação Padre Anchieta, da Fapesp e da Unicamp.

O projeto prevê a divulgação de todas as entrevistas feitas no programa, desde seu início em 1986. As entrevistas podem ser listadas por data ou por tema. Traz ainda 5 grandes blocos de temas para auxiliar as pesquisas: Ciências, Cultura, Economia, Esporte e Política.

Além do vídeo, é disponibilizada também uma transcrição da entrevista, como por exemplo Collor (1989), Lula (1988) e Luís Carlos Prestes (1986).