29 de mai. de 2015

Museus: MUSEU BUNKYO - MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

O MUSEU BUNKYO - MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA, está localizado no Bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo. O museu é o maior museu destinado à divulgação de materiais sobre a imigração japonesa. 

Seu acervo é composta de mais de 90 mil itens, tais como documentos, fotos, jornais, livros, revistas, filmes e roupas. Os itens pertenciam a imigrantes japoneses e são registros da história destas pessoas no Brasil. Veja aqui explicações sobre cada área do museu.

O site divulga algumas imagens do acervo e fotos. Além disso, oferece acesso à lista de passageiros dos navios de imigração japonesa.

(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)


27 de mai. de 2015

Núcleos de pesquisa: LABTEMPO – UEM

LabTempo (Laboratório de Estudo do Tempo Presente), vinculado ao Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), congrega pesquisadores locais e de outras universidades que desenvolvem pesquisas sobre o tempo presente. Conheça a equipe.

No site você tem acesso ao acervo do grupo, que congrega teses, dissertações, artigos e vídeos, além de uma área dedicada ao cinema, com indicação de filmes para discussão sobre o tempo presente. 

O site divulga também eventos realizados pelo laboratório ou ligados ao tema.

Conheça, participe, divulgue.



25 de mai. de 2015

Livros: LIDERANÇAS DO CONTESTADO

Escrito pelo professor da UFSC Paulo Pinheiro Machado, o livro LIDERANÇAS DO CONTESTADO: A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DAS CHEFIAS CABOCLAS (Ed. da Unicamp, 2004, 400 p.), discute as origens sociais e as experiências políticas das lideranças sertanejas do Contestado, no período entre 1912 e 1916, revelando a complexidade e a diversidade da origem das suas lideranças.
O autor analisa o povoamento do planalto meridional, entre Paraná e Santa Catarina, o caminho das tropas, as disputas sociais e as transformações sociais na virada do século XIX para o XX. Além de revisão historiográfica sobre o tema, o autor trabalha com diversas fontes primárias e depoimentos de sertanejos sobreviventes, com base em diversas visitas aos locais do conflito.

Veja aqui resenha da obra. Leia entrevista do autor em evento do CPDOC sobre o tema do Contestado.

São novos olhares sobre a Guerra do Contestado, um tema já bastante discutido, mas ainda com muito a ser explorado.


Fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)
Informações: sinopses em Saraiva.com e Livraria da Folha