5 de jun. de 2015

Núcleos de pesquisa: LEHA – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DAS AMÉRICAS

O LEHA – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DAS AMÉRICAS, sediado no Departamento de História da USP, tem como principal finalidade o desenvolvimento e a divulgação conhecimentos produzidos na área de História da América. 
Congrega professores, estudantes e pesquisadores da USP e de outras universidades. Conheça os seus membros.
O site divulga a produção acadêmica do grupo, tais como teses e dissertações. Divulga também seus eventos e os projetos temáticos.
Conheça, divulgue, participe.


3 de jun. de 2015

Arquivos digitais: THOMAS FISCHER RARE BOOK LIBRARY

A THOMAS FISCHER RARE BOOK LIBRARY é um projeto da Universidade de Toronto que busca disponibilizar livros, manuscritos e outros materiais que pertencem ao Departamento de Obras Raras da Universidade. A biblioteca física possui mais de 700 mil livros e 3000 metros de manuscritos.

As coleções da Thomas Fischer são muitas e variadas, incluindo literatura, filosofia, teologia, história da ciência e muito mais. Veja aqui as coleções disponibilizadas em forma digital.

Os manuscritos digitalizados também podem ser consultados no site. Neste primeiro momento foram digitalizados 22 manuscritos. Além destes, 190 fragmentos também estão disponíveis.

(fonte: Revista História Viva – Grandes Temas no. 43)

1 de jun. de 2015

Livros: FRANCISCO JULIÃO - UMA BIOGRAFIA

Francisco Julião (1915-1999), foi advogado, deputado estadual, deputado federal, preso político, exilado, ex-exilado. Esta seria já uma biografia de peso, mas existe ainda um detalhe: Francisco Julião foi o líder maior das Ligas Camponesas no nordeste e um grande defensor dos camponeses contra grandes proprietários de terra.

É nesta vida que o escritor Cláudio Aguiar, no livro Francisco Julião - uma biografia (Civilização Brasileira, 2014, 853 p.), nos permite conhecer e adentrar, numa obra fruto de uma meticulosa e abrangente pesquisa. O livro também discute questões importantes sobre a história social e política do nordeste e do Brasil das últimas décadas.

Veja aqui vídeo com entrevista do autor.

(fonte: RHBN, no. 106, JULHO/2014)