12 de jun. de 2015

Museus: MUSÉE DES BEAUX-ARTS DE CAEN

O MUSÉE DES BEAUX-ARTS DE CAEN, localizado na cidade francesa de Caen, em um prédio moderno dentro do Castelo de Guilherme, o Conquistador, é um dos principais museus da Europa para pintura europeia dos séculos XVI e XVII. Desde 2007 o museu comporta também um pátio de esculturas.

O site disponibiliza para sua visualização as obras-primas da coleção, além de informações sobre as diversas exposições já realizadas.

Conheça as obras e inclua o museu em uma viagem que fizer à França.


(fonte: Revista História Viva – Grandes Temas no. 43)
imagem: http://voyage.michelin.fr 

10 de jun. de 2015

Filmes: A EXECUÇÃO

An Ordinary ExecutionCom a saúde debilitada, Joseph Stalin recruta uma médica com fama de ter habilidades místicas para tratá-lo. Esse é o mote do filme francês A execução (Une exécution ordinaire, 2010), que se passa em 1952, pouco tempo antes da morte do ditador soviético. Veja o trailer.

A obra nos permite discussões e análise interessantes sobre fé, inveja, regimes políticos, líderes, poder. A figura de Stalin é humanizada, mas preste atenção nos detalhes que não deixam de mostrar como o poder sobre a vida das pessoas torna este homem monstruoso.

Veja aqui artigo sobre a obra do cineasta, que escolhe como motivo de algumas de suas obras "monstros humanos".


8 de jun. de 2015

Publicações: REVISTA ÁGORA

A REVISTA ÁGORA é uma publicação semestral da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) que tem por finalidade divulgar os resultados de pesquisas no âmbito de programas de pós-graduação, sendo um espaço para o debate historiográfico. Conheça a equipe editorial.
São publicado artigos, resenhas, traduções e documentos historiográficos. A publicação está disponível desde 2005, sendo que nos primeiros anos as revistas não são organizadas na forma de dossiê.

Entre os temas dos dossiês temos por exemplo, Perspectivas da História Regional, História e educação, História Oral e Poder, etc.
Conheça e aproveite em suas pesquisas e aulas.