20 de jun. de 2015

Livros: A POLÍTICA NO MUNDO ANTIGO

Política No Mundo AntigoO livro A POLÍTICA NO MUNDO ANTIGO (Zahar, 1985, 176 p.), reúne uma série de conferências realizadas por Moses Finley com análises sobre o tema da política, principalmente em Atenas e Roma.

As discussões realizadas pelo autor permitem entender este fenômeno (a política) processo vital para o conhecimento de qualquer sociedade. Como citado na sinopse apresentada para a obra, a política é vista como processo de influenciar os governos através da dinâmica dos argumentos do conflito e da tomada de decisões.
Por ser oriundo de conferências, é um livro de síntese. Veja aqui resenha da obra.

(fonte: Livro Grécia e Roma, de Pedro Paulo Funari)
imagem: http://www.almedina.com.br/catalog/product_info.php?products_id=4136  

17 de jun. de 2015

Museus: MuBE - MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA E ECOLOGIA

MuBE - Produtor - Sympla 
O MuBE - MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA E ECOLOGIA está localizado em São Paulo e se dedica a promoção da arte nos seus diversos segmentos não somente na escultura, mas também na pintura, fotografia, grafite, etc. Passeie um pouquinho por ele.
 
No site do museu você pode consultar a programação e assistir vídeos de exposições recentes comentadas por curadores ou artistas. Também tem uma sessão conhecendo o artista, com vídeos com biografia de artistas que compõem o acervo.


(fonte: Revista História Viva, no. 114)
imagem: MuseusBr

15 de jun. de 2015

Publicações: REVISTA HISTEDBR

A REVISTA HISTEDBR é uma publicação online da Faculdade de Educação da Unicamp, como parte das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil. Seu foco de divulgação são artigos, estudos e resenhas na área da História da Educação. Conheça a equipe editorial.

Já foram publicados 60 números, porém no site estão disponíveis os números publicados a partir de 2009. Algumas edições têm temáticas específicas, como por exemplo Marxismo e educação, Educação do campo, Instituições escolares do Paraná, e muito mais. 

Acesse, conheça, divulgue e colabore.