26 de jun. de 2015

Filme: O GRUPO BAADER MEINHOF

O complicado e complexo período das revoltas estudantis de 1968 é o ponto de início do filme O grupo Baader Meinhof (Der Baader Meinhof Complex, 2008), que traz para as telas a gênese e as ações do RAF (Red Army Faction), um grupo de extrema esquerda que promoveu ações terroristas entre os anos de 1970 a 1998. Veja o trailer.

O filme centra sua ação na relação complexa entre os líderes do grupo Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Ulrike Meinhof. Mas muito mais é mostrado e apresentado para nossa reflexão, como por exemplo a cena inicial espetacular sobre uma manifestação pacífica que se torna um massacre.

Este é um período complexo do nosso passado recente e pode ser muito bem explorado, inclusive com comparações com filmes de mesma temática/período em outros países, como por exemplo O que é isso, companheiro.

Veja aqui artigo sobre o filme



24 de jun. de 2015

Núcleos de pesquisa: LEER – LABORATÓRIO DE RELIGIÕES E RELIGIOSIDADE – UEM

O LEER – LABORATÓRIO DE RELIGIÕES E RELIGIOSIDADE criado em 2003 na UEM - Universidade Estadual de Maringá, desenvolve pesquisas voltadas ao estudos de fenômenos históricos relacionados à religiosidade. 

O site traz informações sobre os objetivos do grupo, seus participantes, os eventos patrocinados pelo grupo.

Apesar de poucas informações divulgadas, é importante conhecer sobre o grupo.

22 de jun. de 2015

Arquivos Digitais: AEL - ARQUIVO EDGARD LEUENROTH

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, iniciou suas atividades em 1974 a partir de documentos de Edgard Leuenroth, pensador e jornalista anarquista. Seu acervo foi crescendo e hoje tem um largo material sobre questões sociais, como por exemplo imprensa, questão agrária, movimentos sociais e muito mais.

O site disponibiliza informações sobre o acervo do AEL, como seus fundos e coleções. Veja aqui as possibilidade de pesquisa ao acervo.

O AEL Digit@l fornece, mediante registro gratuito, vários documentos do arquivo que foram digitalizados, como por exemplo do Ibope, do Comitê Brasileiro pela Anistia, da Internacional Comunista e muito mais.

Acesse, cadastre-se e procure fontes para sua pesquisa e ensino.