7 de ago. de 2015

Arquivos digitais: ACERVO DIGITAL DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

O ACERVO DIGITAL DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO é um projeto que tem por objetivo facilitar o acesso do público ao valioso material da Fundação e também contribuir para a preservação dos documentos.

São diversas coleções que já estão digitalizadas, como por exemplo cordéis, cartões-postais, fotografias, rótulos de cigarros e muito mais. 

Além do acervo imagético, tem também obras de Joaquim Nabuco e outros livros, como um sobre doces de 1892 e outro com receitas para o copeiro imperial, de 1877.    

Acesse e aproveite este interessante material.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)

5 de ago. de 2015

Núcleos de pesquisa: CDPH - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA EM HISTÓRIA - UEPG

 
O CDPH - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA EM HISTÓRIA, da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), tem como objetivo a guarda, a preservação e a conservação de documentos sobre história local e regional, que dão suporte a pesquisa e ao ensino.

São diversos documentos textuais, bibliográficos, iconográficos e fonográficos que estão disponíveis para pesquisa no local.

O Centro possui diversos acervos e desenvolve projetos, publicando cadernos que permitem saber o conteúdo de vários destes acervos.

Acesse e veja o material disponível. Sua fonte de pesquisa pode estar aqui.

3 de ago. de 2015

Livros: COMENTÁRIOS REALES DE LOS INCAS

Escrito no início do século XVII, por Inca Garcilaso de la Vega, filho de uma princesa inca e de um conquistador espanhol, o livro Comentarios Reales de los Incas (Ediciones El Lector, 2014, 704 pg) narra a história dos incas desde o nascimento até o declínio deste importante império.

O livro apresenta as lendas de surgimento dos primeiros incas, os costumes, as conquistas, o sistema de governo, a linguagem, a religião e muitas outras informações que nos permitem uma visão própria do autor (um mestiço educado em colégio cristão) sobre diversas questões.

Além de uma fonte histórica (foi publicado no século XVII), o livro nos auxilia a compreender algumas questões sobre um período importante da história da América. 

Veja artigo que analisa a importância da obra para o imaginário nacional.