21 de ago. de 2015

Livros: FONTES HISTÓRICAS

O livro FONTES HISTÓRICAS (Ed. Contexto, 2010, 302 p.), organizado por Carla Bassanezi Pinsky, aborda os usos e abusos de diferentes tipos de fontes, os métodos e as técnicas utilizadas.

Livro - Fontes HistóricasSão 6 artigos escritos por pesquisadores experientes que relatam suas experiências e de outros pesquisadores na utilização de fontes como por exemplo os arquivos, o audiovisual, a história oral, os jornais, os vestígios materiais.

A obra é indicada tanto para iniciantes, como para aqueles que já tem alguma experiência no uso destes tipos de fontes. Ao final de cada capítulo, cada autor faz um pequeno resumo com as principais dicas.

Leia resenha da obra. Este link contem o livro completo em PDF.

17 de ago. de 2015

Arquivos digitais: BIBLIOTECA NAZIONALE DI NAPOLI

A BIBLIOTECA NAZIONALE DI NAPOLI foi fundada no final do século XVIII e reúne diversas obras raras, manuscritos e muitos outros materiais para pesquisa. Veja aqui o catálogo com as obras da biblioteca e as sessões da biblioteca.

A Biblioteca Digitale disponibiliza para o consultante manuscritos, materiais sobre teatro, cartografia, música, e muitos outras sessões. Um mecanismo de consulta permite pesquisar o material disponível.

Explore este rico material.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)