28 de ago. de 2015

Filmes: AS TARTARUGAS PODEM VOAR

As consequências da guerra na vida de pessoas comuns é sempre um tema recorrente na filmografia mundial. Este também é o caso da película, uma produção Irã-França-Iraque, As tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004) que retrata o dia-a-dia em um campo de refugiados de curdos, na fronteira com a Turquia, na véspera da invasão americana ao Iraque. Veja trailer.

O filme se presta a diversas análises tais como sobre o impacto da televisão, a disseminação das notícias, a destruição da guerra, a invasão mundial do modo de vida americano, e muito mais. Veja uma proposta de trabalho utilizando o filme.
As crianças que trabalham recolhendo minas (deixadas da guerra anterior) é uma experiência chocante, como muitas outras presentes no filme.
Veja artigo que utiliza o filme para destacar o cotidiano no local.

26 de ago. de 2015

Núcleos de pesquisa: NEHO – NÚCLEO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA ORAL DA USP

O NEHO – NÚCLEO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA ORAL DA USP, foi criado em 1991, busca fomentar produção teórica e prática relacionadas com a História Oral no Brasil, por meio de projetos individuais e coletivos, elaboração de textos acadêmicos (como artigos, livros, etc) e também a realização de experiências didático-pedagógicas. Conheça a equipe.

O site do NEHO traz notícias sobre eventos e projetos desenvolvidos pelo grupo.

Dentre os materiais divulgados estão os anais do evento NEHO 20 anos. O arquivo em PDF contém mais de 700 páginas com muito material para auxiliá-los em futuras pesquisas.





24 de ago. de 2015

Museus: MUSEU PARANAENSE

Museu Paranaense - Cartão PostalO MUSEU PARANAENSE foi inaugurado em 1876 com um acervo inicial de 600 peças, que hoje está em aproximadamente 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, mobiliário, documentos, moedas, medalhas, e muito mais. 

O museu mantém diversas exposições que buscam apresentar para o público a História do Paraná, em seus diversos momentos, como por exemplo o circuito Ocupação do Território Paranaense

Uma das exposições Moedas Romanas, é um projeto conjunto com a Universidade Federal do Parana, coordenado pela prof. Renata Senna Garrafoni, da UFPR. Faça um tour virtual pelas moedas.

Conheça aqui o Museu Paranaense Virtual.

dica: prof. Renata Senna Garrafoni