12 de set. de 2015

Filmes: REPARE BEM

A atriz e diretora portuguesa Maria de Medeiros dirige o documentário REPARE BEM (2013), que por meio da história de vida (e sobrevivência) de duas mulheres, Denise Crispim e sua filha Eduarda, resgata a história de pessoas envolvidas com a resistência política à ditadura brasileira do período de 1964-1985. 
As duas são mulher e filha do militante da luta armada Eduardo Leite, morto após ser torturado por mais de 100 dias. Veja o trailer.
Muitos elementos desta vasta questão podem ser analisados a partir do filme: memória, questão da resistência, participação feminina, e muito mais. Veja um debate realizado no Núcleo de Direitos da USP.

A partir do olhar de uma "estrangeira", o filme serve como instrumento para que a memória sobre o período e estes fatos não se perca. Leia artigo que tem como base de análise o filme.

Fonte: RHBN, no. 103, ABRIL/2014

10 de set. de 2015

Arquivos digitais: ACERVO LASAR SEGALL

 
O ACERVO LASAR SEGALL é parte integrante do Museu Lasar Segall, sendo composto por documentos, fotografias e obras do artista.

A busca permite acesso a três acervos integrados: o Arquivo Lasar Segall com documentos, o Acervo de Obras Lasar Segall e Arquivo Fotográfico Lasar Segall.

O arquivo fotográfico conta com mais de 1500 fotografias, colecionadas pelo pintor, retratando seu ambiente de trabalho, seus amigos e sua convivência com outros artistas.

Visite e explore o material disponível.

(fonte: Revista História Viva, no. 116)

8 de set. de 2015

Publicações: REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS

A REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS uma publicação sob patrocínio da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), tem como escopo a publicação de resultados de pesquisas em ciências humanas, não somente na área de História. Além de artigos, a revista publica resenhas, documentos históricos, traduções e entrevistas. Conheça a equipe editorial.

A revista é publicada desde 1991, porém as edições disponíveis, de forma sistemática, a partir de 2003. Já foram publicados dossiês sobre História do Crime, sobre E. P. Thompson e um número especial comemorando os 25 anos da revista.  

Conheça o material e divulgue. Vamos disseminar conhecimento.

(fonte: INFORME ANPUH, 31)