19 de set. de 2015

Publicações: REVISTA LANDA

A REVISTA LANDA, uma publicação do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da UFSC, lançada em 2012, tem como escopo a divulgação de textos e imagens que reflitam sobre o trinômio "literatura, arte e pensamento". Conheça o conselho editorial.

A publicação é semestral e inclui sessões destinadas a trabalhos científicos, ensaios, imagens, narrativas, poesias e entrevistas, além de dossiê temático.

O site disponibiliza as edições publicadas desde 2012, com por exemplo o dossiê Kosmos e o dossiê Malvinas.

Acesse, conheça, divulgue. Compartilhe conhecimento.
 
(fonte: INFORME ANPUH, 31) 

16 de set. de 2015

Museus: MUSEO DEL ORO

Localizado em Bogotá, na Colômbia, o Museo del Oro, organizado pelo Banco de la República, é um dos mais importantes do mundo sobre a ourivesaria dos povos pré-hispânicos.

O museu foi fundado em 1939 e tem como objetivo preservar e divulgar suas coleções arqueológicas de ourivesaria, cerâmica, lítica e outros materiais.

O site apresenta um mapa do museu com suas exposições permanentes que são distribuídas em 04 grandes áreas: trabalho com metais, gente e ouro, cosmologia e simbolismo e oferendas. Veja uma volta 360 graus pelo museu

Outra forma interessante de apresentação das coleções é a partir do povos que fizeram as peças.

Visite o museu no GoogleArtProject.


imagem: https://mochileirosamericadosul.wordpress.com/tag/bogota/

14 de set. de 2015

Arquivos digitais: DMMApp-DIGITIZED MEDIEVAL MANUSCRIPTS

The Mary Jaharis Center for Byzantine Art and Culture 
O DIGITIZED MEDIEVAL MANUSCRIPTS App foi desenvolvido para facilitar a localização, por estudantes, pesquisadores, professores e entusiastas, de manuscritos medievais disponíveis em arquivos do mundo todo.

O DMMapp possui links de mais de 500 bibliotecas no mundo todo. O site apresenta um lista com o país, a cidade, a bibliotecas e a quantidade de manuscritos digitalizados. Outra opção é escolher no mapa uma biblioteca para pesquisa, como por exemplo esta da República Tcheca.

O projeto foi desenvolvido por dois pesquisadores Giulio Menna e Marjorie de Vos, mas qualquer pessoa pode contribuir com sugestões de outras bibliotecas que não estejam no mapa. A plataforma é uma construção constante e coletiva.

Acesse, conheça, contribua.

(fonte: RHBN, no. 107, AGOSTO/2014)