25 de set. de 2015

Livros: O BRASIL COLÔNIA NOS ARQUIVOS HISTÓRICOS DE PORTUGAL

Em O BRASIL COLÔNIA NOS ARQUIVOS HISTÓRICOS DE PORTUGAL (Ed. Alameda, 254 p.), do historiador Caio César Boschi, traz para o leitor as principais coordenadas para o pesquisador se "movimentar" nos arquivos portugueses, de norte a sul do país.
A obra traz descrição de acervos, informação de páginas de internet, além de condições de conservação e consulta nos diversos acervos.
Veja aqui entrevista do autor à revista RHBN. Veja este artigo do autor, um passeio pelos arquivos e bibliotecas de Portugal.
Um itinerário para o pesquisar pelos arquivos portugueses. Boa viagem!
 
fonte: RHBN, no. 107, AGOSTO/2014



23 de set. de 2015

Filmes: VOZES DO CONTESTADO

Resultado de imagem para vozes do contestadoO documentário Vozes do Contestado (2015) é um produto de alunos da UTFPR, como parte de trabalho de conclusão do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional. O filme mostra histórias de vidas de pessoas que vivem no Assentamento Contestado na cidade da Lapa (PR), referência no MST.

A história é contada por meio de depoimentos das próprias pessoas que construiram o assentamento de reforma agrária. Memória e história se misturam para mostrar questões relacionadas com a luta pela terra.

Um material excelente para estudos e ensino sobre a luta agrária no Brasil. Leia mais sobre o assentamento neste artigo sobre relações de trabalho e nesta tese que analisa o modelo adotado no assentamento.
Dica: prof. Maurini de Souza

21 de set. de 2015

Núcleos de pesquisa: NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA BRASIL-AFRICA

O NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA BRASIL-AFRICA, que sedia o projeto África no Brasil e o Brasil na África: novos horizontes, reúne pesquisadores de diversas áreas da USP, com a intenção de compartilhar temas relativos aos estudos africanos, principalmente às questões relativas à história das sociedades africanas e suas relações com os europeus. Conheça a equipe.

O site oferece acesso à uma biblioteca digital, com livros e documentos raros relativos ao continente africano; sugestão de material didático; atividades e muito mais.  

Um importante espaço para todos que consultarem é o dedicado à produção relacionada ao assunto, com textos e vídeos.
Visite a fanpage do NAP Brasil África.