9 de out. de 2015

Filmes: O VENTO SERÁ TUA HERANÇA (1960)

Em 1925, nos Estados Unidos da América, um professor é preso e vai a julgamento por ensinar a teoria da evolução de Charles Darwin. Este fato real que ficou conhecido como "O Julgamento do Macaco", adaptado para o teatro em 1951, é desenvolvido no filme O VENTO SERÁ TUA HERANÇA (Inherit the wind, 1960), com refilmagens em 1965, 1988 e 1999.

A peça, de 1951, usava o caso para discutir o macartismo, período de patrulha anticomunista, que gerou muitas perdas no mundo das artes norteamericana. 

O filme, além da análise da questão da utilização de fatos do passado para abordar questões do presente, permite análises sobre fundamentalismo religioso, tolerância e o livre pensamento. 


Veja texto sobre uso do filme no ensino e este outro sobre relações entre cinema e ensino religioso.



7 de out. de 2015

Publicações: REVISTA COLÔMBIA INTERNACIONAL

A REVISTA COLÔMBIA INTERNACIONAL é uma publicação da Universidad de los Andes, editada desde 1986 pelo Departamento de Ciência Política, com foco em assuntos voltados para as ciências políticas e das relações internacionais, tanto do presente como do passado. 

A revista é dividida nas seguintes sessões: Editorial, Análisis, com artigos voltados a uma temática específica, artigos de outros temas e documentos.

O site permite a consulta por autores e às revistas por ano e por tema. As revistas desde o número 65 estão disponíveis em formato e-book

A pesquisa por ano disponibiliza desde a edição de março de 1988.

Acesse e aproveite o tema.

(fonte: INFORME ANPUH, 31)

5 de out. de 2015

Arquivos digitais: BANCO DE CONTEÚDOS CULTURAIS

O BANCO DE CONTEÚDOS CULTURAIS é um projeto realizado pela Cinemateca Brasileira que disponibiliza para fins de pesquisa as coleções digitalizadas de fotografias, cartazes de filmes, materiais de televisões e filmes brasileiros.

O site disponibiliza filmes mudos, produções da Atlântida e da Vera Cruz, cartazes nacionais e estrangeiros e muitas fotos de momentos marcantes do nosso cinema.

Na área de televisão está disponibilizado um vasto material da TV Tupi incluindo jornalismo, novelas e roteiros. No caso dos telejornais, o projeto prevê a divulgação de 125 horas de variados telejornais da época.

Um acervo indispensável para pesquisadores do audiovisual no Brasil.

Conheça e divulgue.

(fonte: RHBN, no. 107, AGOSTO/2014)