16 de out. de 2015

Livros: O MAPA QUE INVENTOU O BRASIL

O livro O MAPA QUE INVENTOU O BRASIL (2013, 456 p.), de Junia Ferreira Furtado, pesquisadora com grande interesse pela cartografia, apresenta e investiga a colaboração entre Dom Luis da Cunha, embaixador português, e o geógrafo do rei da França D'Anville para a produção da Carta de L'Amérique Méridionale, apresentado no Tratado de Madri, em 1750, e que (quase) terminou por traçar as feições do atual território brasileiro.

Munida de vasta pesquisa, principalmente de material existente na Biblioteca da Bosch em Sttutgart, na Alemanha, a autora tem como objeto central o processo de produção do mapa que influenciou as negociações entre Portugal e Espanha, estudando a configuração do território (quase) atual do Brasil antes mesmo da sua existência oficial

Traça, também, as idas e vindas das negociações para o Tratado que redividiu e consolidou o domínio português no que seria o atual território brasileiro.

Veja entrevista da autora comentando sua pesquisa. Veja também esta resenha da obra.


(fonte: Revista História Viva, no. 124)
(imagem: www.ufmg.br)

14 de out. de 2015

Museus: MUSEU PAULISTA - USP

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, ou Museu do Ipiranga, está localizado na cidade de São Paulo, no conjunto arquitetônico conhecido como Parte da Independência. O museu foi criado em 1895 como Museu de História Natural e com o decorrer dos anos foi ganhando seu caráter histórico, sendo que em 1989 foi transferido para a USP.

O museu conta com um acervo de mais de 125 mil unidades entre objetos, imagens iconográficas e textos documentais, entre os séculos XVII e XX. O museu está atualmente fechado para obras (conforme informação no site em outubro/2015).

É um material excelente e significativo para o conhecimento da história brasileira, principalmente no que se refere à história paulista. Visite e explore o acervo.

Conheça também os Anais do Museu, uma revista acadêmica com pesquisas especialmente sobre cultura material.

(fonte: Revista História Viva, no. 114)
(imagem: www.usp.br

12 de out. de 2015

Núcleos de pesquisa: LEIP - LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS

LEIPO LEIP - LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS, núcleo sediado na Universidade Estadual de Maringá - UEM, tem como objetivo congregar pesquisadores, professores e estudantes para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre o Império Português na Idade Moderna. Conheça a equipe e veja vídeo de apresentação do LEIP.

O site divulga materiais produzidos pelo grupo e também outros de interesse sobre o tema. Estão disponíveis textos, trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em eventos.   

O site divulga também materiais disponíveis em outros sites sobre o assunto.

Visite e conheça os trabalhos realizados.