7 de nov. de 2015

Filmes: ORGULHO E PRECONCEITO

Orgulho e preconceito (Pride and Prejudice, 2005), versão da obra de Jane Austen, dirigida por Joe Wrigth, acompanha as agruras de uma família, os Bennet, na qual a mãe tenta de todas as formas arrumar um marido para suas cinco filhas, na Inglaterra rural do final do século XVIII. Veja o trailer.

Parafraseando Norbert Elias (sobre outra obra) é fácil ter a impressão de que o filme é um produto inteiramente apolítico e puramente literário pois problemas amorosos estão no centro do romance.

Mas se olharmos sem "preconceito" veremos representações sociais da sociedade inglesa do final do século XVIII, questões sobre etiqueta, papel da mulher, relações sociais de poder. Ou seja, a obra nos permite compreender as relações sociais e interdependências entre os indivíduos que fazem parte desta configuração social.

São muitos os artigos que utilizam o filme como base de análise, como por exemplo sobre temáticas femininas e as convergências e divergências entre romance, roteiro e filme.

Esta obra tem mais oito adaptações para o cinema ou televisão, inclusive uma de 2016 com zumbis.

5 de nov. de 2015

Museus: MUSEO ANAHUACALLI

O Museu Anahuacalli está localizado na cidade do México, criado a partir do desejo de Diego Rivera e Frida Kahlo, foi inaugurado em 1964 para abrigar as coleções de peças pré hispânicas que Rivera colecionou ao longo de sua vida.

As coleções do museu além das peças pré-hispânicas de Rivera também incluem peças de arte popular de diversas regiões do México e material da arqueóloga Eulália Guzman. Conheça a descrição das salas do museu.

Faça um passeio virtual e agende em sua visita.

imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Anahuacalli_Museum







 

3 de nov. de 2015

Publicações: REVISTA E-SCRITA

Publicada pelo curso de Letras da Uniabeu, a Revista e-scrita que tem como objetivo a publicação de artigos sobre estudos linguísticos, literários e culturais, bem como sobre metodologia de ensino de línguas e literatura. Conheça a equipe editorial.

A revista vem com um tema base (dossiê) e é divida em sessões como resenhas, estudos linguísticos, estudos culturais, dentre outros. 

O site disponibiliza todas as edições, que já tiveram como tema, por exemplo, literaturas em África, discurso literário e história, literatura, história e ensino.

Acesse, conheça, divulgue e publique.   


(fonte: INFORME ANPUH, 34)