21 de nov. de 2015

Filmes: VINCERE


VINCERE (2009), uma produção italiana e francesa, acompanha a história de Ida Dalser e sua relação com o jovem Benito Mussolini, e posteriormente sua luta para ser reconhecida como esposa e mãe do filho do ditador italiano. Veja o trailer.
Resultado de imagem para vincere filme imagem
O filme é extremamente interessante por mostrar os primeiros anos de luta socialista de Mussolini, as mudanças na sua transformação em líder nacionalistas, as revoluções em toda a Europa no início do século XX e muitas outras reflexões.

As questões envolvendo a busca do reconhecimento de Ida como mãe do filho do homem público mostram as manipulações de memória e mesmo documentais.

Interessante como na segunda parte do filme nenhum ator interpreta Mussolini, como se a persona já fosse cinematográfica suficiente.

Veja aqui uma análise do filme.


18 de nov. de 2015

Publicações: REVISTA LATINO AMERICANA DE HISTÓRIA

A REVISTA LATINO AMERICANA DE HISTÓRIA é uma publicação dos pós-graduandos em História da Unisinos dedicada à história latino-americana em uma perspectiva multidisciplinar, com intercâmbio universidades argentinas. Conheça a equipe editorial.
As edições publicadas abrangem dossiês sobre Identidades e Representações Sociais, Formação de Professores em História, História Ambiental e muito mais.
Acesse e explores o material.
(fonte: INFORME ANPUH, 34)