27 de nov. de 2015

Livros: A PEREGRINAÇÃO DE WATTEAU À ILHA DO AMOR

Com mais de 80 anos, quase cego, Norbert Elias, já com pouco mais de 30% de sua visão, faz uma explanação informal sobre o quadro O embarque para a Ilha de Citera, em Berlim, com uma perspicácia e riqueza de detalhes que deixam os presentes pasmos.

Esse é o evento apresentado como motivador da escrita do ensaio A peregrinação de Watteau à ilha do amor (Zahar, 2005, 76 p.), na qual em três partes, Elias nos apresenta a obra, o mito da ilha do amor, as diversas recepções e apropriações da obra. 

A partir de um quadro específico (de 1712), Elias discute questões envolvendo formação do gosto e das ideologias presentes nas resignificações do sentido de uma obra de arte ou de um tema.


Fonte: Prof. Dr. Luiz Geraldo da Silva

25 de nov. de 2015

Núcleos de pesquisa: ANTIGO EGITO

O ANTIGO EGITO é um site organizado pelo historiador Lucas Ferreira, trazendo diversos materiais para todos os interessados no Egito Antigo.
O site traz informações sobre coleções egípcias em diversos museus, artigos e teses, notícias sobre egiptologia e muito mais. 
Você pode fazer, também, um tour virtual por monumentos do Egito. 
Além disso, na barra lateral, diversas informações sobre a história, mitologia e cultura egípcia.
Conheça e explore. Bastante útil para sala de aula.
(fonte: RHBN, no. 99, dezembro/2013)
  

23 de nov. de 2015

Arquivos digitais: THE WORLD OF HABSBURGS

O THE WORLD OF HABSBURGS é uma jornada virtual ao tempo da Primeira Guerra Mundial. O projeto congrega mais de 1000 imagens, além de filmes e som, não só material de arquivos, mas também recordações particulares.

O site é bastante completo e com diversas sessões, como por exemplo a sessão Collage, com textos sobre as "eras da guerra", temas variados, pessoas e os principais acontecimentos.

Traz ainda uma interessante linha do tempo e um mapa interativos.

Acesse e explore. Um material extremamente útil para pesquisa e ensino.