18 de dez. de 2015

Livros: FOTOGRAFIA E IMPÉRIO: PAISAGENS PARA UM BRASIL MODERNO

O livro FOTOGRAFIA E IMPÉRIO: PAISAGENS PARA UM BRASIL MODERNO (Companhia das Letras, 2012, 248 p.), escrito pela argentina Natalia Brizuela, professora da Universidade de Berkeley, analisa e interpreta a íntima relação entre o Império brasileiro e a mídia fotográfica. 
São imagens produzidas ao longo do século XIX que mostram as representações da realidade e as construções de geografias imaginárias, realizadas por fotógrafos, em sua maioria europeus. Leia trecho da obra

As análise possibilitam que percebamos como a fotografia foi utilizada como um meio para apreender o espaço brasileiro. Leia aqui resenha da obra.


fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012

imagem e informações: http://www.companhiadasletras.com.br

16 de dez. de 2015

Publicações: BIBLIOTECA DIGITAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO

A BIBLIOTECA DIGITAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO, em Portugal, é uma base digital para divulgação de materiais produzidos por essa faculdade.

São disponibilizadas diversas revistas, como por exemplo sobre estudos africanos, muitas delas que já não são mais editadas, que permitem uma vasta pesquisa e um alargamento do conhecimento sobre a sociedade e história portuguesa.

Além disso, também são disponibilizados trabalhos acadêmicos, congressos e seminários, e muito mais.

Um rico material disponível e de fácil acesso. Aguce sua curiosidade.

(fonte: RHBN, no. 93, JUNHO/2013) 

14 de dez. de 2015

Museus: MUSEU AEROESPACIAL DA FAB

O MUSEU AEROESPACIAL DA FAB (Força Aérea Brasileira) está localizado no Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1976, com a função de preservação e divulgação do material aeronáutico e de documentos históricos.

Para conhecer o acervo, o museu desenvolveu o projeto toque no acervo.

O site disponibiliza informações sobre as exposições do museu e também uma planta da localização das exposições, nas informações para visitação.

Conheça os materiais e coloque na sua agenda! No site tem um material interessante produzido pelos pesquisadores do museu: o Projeto Aviação & História.

(fonte: RHBN, no. 92, MAIO/2013