5 de fev. de 2016

Filmes: O TREM

Em 1944, quando os alemães estão se retirando da França, um oficial alemão organiza uma viagem de trem para levar grandes tesouros artísticos para a Alemanha. O filme O trem (The train, 1964) trata desta ação militar e das tentativas da Resistência Francesa para impedir a chegada da obras de arte em Berlim. Veja o trailer.

O filme é uma ode às pessoas do povo francês que participaram da Resistência, expondo sua vida a riscos, inclusive a morte. A questão do colaboracionismo não é discutida.

Mas é um filme extremamente interessante, principalmente para ver representações sobre a Resistência e sobre a França ocupada. Veja resenha sobre o filme.

  

3 de fev. de 2016

Núcleos de pesquisa: GEFEM - UnB

O GEFEM - UNB (Grupo de Estudos Feministas da Universidade de Brasília) tem como objetivo a produção de conhecimento ligado à análise da criação da diferença sexual e seu corolário de discriminação e exclusão das mulheres.

O blog traz informações sobre os pesquisadores, links de interesse, indicações bibliográficas e resenhas.

Apesar de um pouco desatualizado, é sempre importante conhecer materiais de outros pesquisadores da mesma área. Bom proveito.

(fonte: INFORME ANPUH, 37)

 

1 de fev. de 2016

Arquivos digitais: UCLA LIBRARY - DIGITAL COLLECTIONS

O UCLA LIBRARY - DIGITAL COLLECTIONS é um site criado pela Universidade da Califórnia, para disponibilizar para o grande públicos os conteúdos da biblioteca da Universidade. O objetivo é divulgar textos, imagens, áudios e vídeos.

O site disponibiliza mais de 60 coleções nos mais diversos assuntos, como por exemplo um jornal socialista do começo do século XX, um sobre uma das primeiras organizações californianas de atendimento a lésbicas, um de manuscritos etíopes

Isso e muito mais. Você pode consultar as coleções separadamente por imagens, textos, mapas e música, áudio e vídeo.

É só aproveitar!


(fonte: RHBN, no. 95, AGOSTO/2013)