12 de fev. de 2016

Publicações: REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO-MONUMENTO

A REDM é uma publicação do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR, da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, de veiculação semestral, para divulgação de artigos científicos na área de Humanidades, notadamente embasados nos documentos do NDIHR. Conheça o conselho editorial.

O site disponibiliza todos os 16 números já publicados. O material está em pdf, permitindo que você salve as edições.

Aproveite para conhecer mais sobre a história do Mato Grosso e da região central do país.

(fonte: INFORME ANPUH, 34)

10 de fev. de 2016

Museus: MUSEU DA INFÂNCIA

O Museum of Childhood está localizado na cidade de Londres e é uma ótima opção para se ver junto com seus filhos ou outras crianças. O museu funciona desde 1974.

As coleções do museu englobam brinquedos, jogos e muitas outras peças do universo cotidiano infantil. São bonecas, ursos de pelúcia, jogos, casas de boneca e muito mais. 

Também tem vestuário e outras peças. Clique para acessar as coleções

Faça seu tour virtual. Veja também este vídeo.

8 de fev. de 2016

Livros: HISTÓRIAS DO SAMBA: de João da Baiana a Zeca Pagodinho

O historiador Marcos Alvito Pereira de Souza, professor da UFF, que tem como uma das suas áreas de atuação a cultura popular carioca, nos oferece em HISTÓRIAS DO SAMBA: de João da Baiana a Zeca Pagodinho (Editora Matrix, 2013, 136 p.), um passeio pelo mundo do samba, com histórias pessoais, como foram compostos alguns clássicos do samba, origens de instrumentos utilizados e muito mais. 

As histórias e informações nos permitem conhecer do que o samba é feito, numa obra que com leveza, não perde a profundidade.

Veja entrevista do autor sobre a obra.

Assista aqui diversos vídeos do professor Marcos Alvito.


(fonte: RHBN, no. 97, outubro/2013)
imagem: Livraria da Travessa