11 de mar. de 2016

Filmes: LADRÕES DE BICICLETA

Obra-prima do neorrealismo italiano, Ladrões de bicicleta (Ladri di biciclette, 1948), de Vittorio de Sica, conta-nos a história de um trabalhador desempregado que tem sua bicicleta e instrumento de trabalho roubada. Veja o trailer.
Partindo de uma premissa simples, acompanhamos a jornada de um pai e um filho (em atuações primorosas), na luta pela sobrevivência em uma Roma do pós-guerra. Marco do cinema e crítica voraz à desumanização dos homens. 
O filme além de sua representação de um momento histórico (pós-guerra italiano), também se insere como marco de um movimento cinematográfico importante, o neorrealismo italiano.
Leia esta carta de recomendação do filme. Veja também uma análise sobre cinema e cotidiano, que trata também deste filme.



FONTE: http://www.brasildefato.com.br/node/27034 - Dica: Maurini de Souza

9 de mar. de 2016

Museus: MAB - MEMORIAL AEROESPACIAL BRASILEIRO

O MAB - MEMORIAL AEROESPACIAL BRASILEIRO está localizado em São José dos Campos e foi idealizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial para contar a história da indústria aeroespacial brasileira.

O acervo do Memorial é apresentado em 5 ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa e Pesquisas associadas. Estão em exposição aviões e réplicas de foguetes, além de outras peças relacionadas com a indústria aeroespacial brasileira.

A entrada é grátis! Planeje sua visita.

(fonte: RHBN, no. 92, MAIO/2013)
imagem: André Bonacin http://www.panoramio.com/user/44319 

7 de mar. de 2016

Arquivos digitais: A CASA DE VIDRO

Este não é um acervo propriamente dito, mas A CASA DE VIDRO é um site do professor de filosofia em Goiás, Eduardo Carli de Moraes, que traz diversos materiais, principalmente relacionados com a música.

Um dos principais dicas do site são duzentos discos de MPB que estão disponíveis na íntegra no youtube em duas partes: a primeira e a segunda.

Além disso, ele também traz dica de 70 documentários sobre música.

Aproveite o material em suas pesquisas e aulas. Ou somente curta o som.

Dica: Cristina Nagao