18 de mar. de 2016

Filmes: REDS

O filme Reds (1981) é uma biopic sobre o jornalista norte-americano John Reed, que que participou dos eventos da Revolução Russa de 1917, tendo relatado suas experiências no livro Os dez dias que abalaram o mundo (veja dica do livro no blog). Veja o trailer.

O filme acompanha a vida do jornalista desde seus primeiros anos nos jornais socialistas, discute a luta e as contradições da esquerda, fala sobre a Revolução e também traz entrevistas com veteranos da luta socialista nos Estados Unidos da América.

Extremamente interessante para discutir representações sobre este evento histórico (a Revolução Russa de 1917). Veja artigo sobre que cita o filme como ferramenta no ensino de história

O filme ainda se presta a outras análises, como por exemplo sobre os jornalistas no cinema.


FONTE: http://www.brasildefato.com.br/node/27034 (Dica Maurini de Souza)

16 de mar. de 2016

Núcleos de pesquisas: GRUPO DE ESTUDOS AMÉRICA COLONIAL


O GEAC - GRUPO DE ESTUDOS AMÉRICA COLONIAL foi fundado em 2008 junto ao curso de História da Universidade Federal de Alagoas. Inicialmente dedicado às discussões sobre o território alagoano, em 2010 passou a investigar variados domínios coloniais na América.

O site traz informações sobre as linhas de pesquisa, os pesquisadores e informações sobre como contatar o grupo.

Traz também informações sobre a produção do grupo, anais do V Encontro Nacional de História e também informações sobre a revista Ultramares.

Acesse, conheça e divulgue.


(fonte: INFORME ANPUH, 37)

14 de mar. de 2016

Publicações: NEARCO – REVISTA ELETRÔNICA DE ANTIGUIDADE


A NEARCO – Revista eletrônica de Antiguidade é uma publicação do Departamento de História da UFRJ, com foco em temas relacionados com a História Antiga. Conheça os diretores da publicação.

A revista traz artigos, ensaios e resenhas. O site possibilita o acesso às revistas anteriores, desde 2008. 

A publicação é coordenada pelo Núcleo de Estudos da Antiguidade - NEA

Explore o material.