2 de abr. de 2016

Livros: DITADURA EM IMAGEM E SOM

LivroO livro DITADURA EM IMAGEM E SOM: Trinta anos de produções cinematográficas sobre o regime militar (Ed. Unesp, 336 p.), é resultado da dissertação de mestrado da socióloga Caroline Gomes Leite, busca apreender os enunciados sociais e culturais construídos sobre i regime militar e de que forma o cinema ressignificou o passado.
O livro analisa filmes do período de 1979-2009, com avaliações não só do enredo, mas também da forma como a história foi contada e construída visualmente. O livro divide-se em 6 capítulos.
Assista vídeo com a autora sobre o tema no LXXXII Seminário de Pesquisa "História e Audiovisual", da Usp. 

Leia resenha do livro, publicada em revista argentina e assista entrevista com a autora sobre a obra.
Fonte: RHBN, no. 108, SETEMBRO/2014
Imagem e informações: http://editoraunesp.com.br

Livros: HISTÓRIA E CINEMA

O livro HISTÓRIA E CINEMA: Dimensões históricas do audiovisual (Ed. Alameda, 2007, 392 p.), foi organizado pelos professores Elias Thomé Saliba, Maria Helena Rolim Capelato, Marcos Napolitano e Eduardo Morettin, com artigos que analisam a estreita ligação e as relações entre cinema e história.

O livro tem um coletânea de textos que examina tanto a relação entre o cinema e a história, como o filme como documento de uma época, mecanismo de representação e de difusão de valores.

São 5 partes, nas quais são analisadas obras, autores, momento de produção e outros temas relacionados: Memória, monumento, historiografia; Documentos em imagens: filmes de arquivo; Cinema e impasses da revolução; Cinema e representações de guerra; Políticas Culturais cinematográficas.

 Leia resenha da obra

fonte: RHBN, no. 108, SETEMBRO/2014
imagem: DHI-UEM

30 de mar. de 2016

Publicações: HISTORIA CRITICA


A revista HISTORIA CRITICA é uma publicação do Departamento de História da Facultad de Ciencias Sociales de los Andes, de Bogotá, Colômbia, iniciada em 1989, que tem como objetivo publicar textos inéditos de investigações e reflexões acadêmicas sobre os estudos históricos. Conheça a equipe editorial.

É possível acessar as edições já publicadas, desde 1989, com diversos dossiês temáticos, como por exemplo  História Agrária, sobre o bicentenário de 2010, historiografia da Revolução Francesa e muito mais. Também possui busca por palavra-chave e título.

Acesse e tenha em mãos um vasto material para estudos e leituras.




 

28 de mar. de 2016

Museus: HUNGARIAN NATIONAL GALLERY

O HUNGARIAN NATIONAL GALLERY foi criado em 1957, no castelo de Buda, em Budapeste, na Hungria, com coleções que cobrem a arte húngara em todos os gêneros, incluindo artistas húngaros dos séculos XIX e XX. Conheça a história do museu.
As coleções do museu englobam painéis e esculturas do período barroco, altares góticos, pinturas e esculturas do século XIX e arte do pós-II Guerra. Para procurar uma obra ou período específico, clique aqui
Faça os tours virtuais, com as obras referentes a determinados períodos e assuntos.
Bom passeio.
(fonte: Revista História Viva, no. 116)
imagem: en.wikipedia.org