15 de abr. de 2016

Filmes: VESTÍGIOS DO DIA

Em Vestígios do Dia (The Remains of the day, 1993) acompanhamos a relação dos serviçais de um castelo na Inglaterra com seu patrão e com acontecimentos pré II Guerra Mundial. Veja o trailer.

Disfarçado de filme de época, história de amor, o filme discute relações de poder e trabalho (os empregados são o centro da ação) e tem como subtexto uma análise da situação política do final dos anos 30 e da ascensão do nazismo na Alemanha. Também serve de discussão para os anos pós-guerra e os apagamentos de memória que necessitam ser feitos.

Veja aqui uma indicação da obra em que se baseia o filme. Leia este artigo com análise da mesma obra.

13 de abr. de 2016

Núcleos de pesquisa: INSTITUTO DE HISTÓRIA REGIONAL DA UNIVERSIDADE DE MAINZ

O INSTITUTO DE HISTÓRIA REGIONAL DA UNIVERSIDADE DE MAINZ é um grupo de estudos sobre a imigração alemã para as diversas partes do mundo. Iniciado em 2000 busca congregar informações sobre locais e histórias sobre o assunto, como por exemplo motivos da imigração, imigração para a América, e muito mais. O site está em alemão.

São apresentadas informações e estudos de imigração para diversas áreas, como América do Norte, Norte da Europa, Oceania.

Um dos blocos do site é destinado a imigração alemã para o Brasil no século XIX, com informações sobre a imigração para estados como Espírito Santo, Rio Grande do Sul e outras informações.

(fonte: RHBN, no. 102, MARÇO/2014)




 

11 de abr. de 2016

Livros: ESTRANHAS CATEDRAIS: AS EMPREITEIRAS BRASILEIRAS E A DITADURA CIVIL-MILITAR 1964-1988

coverUm livro interessante para o momento atual da política brasileira. Em ESTRANHAS CATEDRAIS: as  empreiteiras brasileira e a ditadura civil-militar 1964-1988 (EDUFF, 444 p), o historiador Pedro Henrique Pedreira Campos faz um histórico das relações entre Estado e o segmento da construção pesada e a origem da inserção deste grupo no tecido das instituições estatais.
Originado da tese de doutorado do autor, o autor coloca em foco o crescimento destas empresas, articulada ao desenvolvimento nacional, além das injunções políticas e estratégias que permeiam as relações entre a iniciativa privada e o poder público.

Imagem e informações: http://www.editora.uff

Fonte: RHBN, no. 109, OUTUBRO/2014)