30 de abr. de 2016

Livros: A SOCIEDADE DE CORTE

A Sociedade de CorteEm A SOCIEDADE DE CORTE (Zahar, 312 p.), o alemão Norbert Elias analisa as relações internas que formam a sociedade francesa no reinado de Luis XIV. Não é o estudo da figura do rei, mas das relações que envolvem esta figura central e os que o rodeiam.

Elias investiga a estrutura e a dinâmica da sociedade, trazendo a tona discussões e conceitos como figuração social, interdependência, equilíbrio móvel de tensões.

São conceitos interessantes e a análise de Elias nos permite pensar além das ideias de dominados e dominadores. Vale a leitura.

Escrito em 1939, como tese universitária, e publicado em 1969, o livro traz um prefácio muito interessante de Roger Chartier.

Leia resenha da obra

imagem: www.saraiva.com

27 de abr. de 2016

Publicações: HISTORIA

A revista HISTORIA é uma publicação do Instituto de Historia da Pontifica Universidad Católica de Chile, fundada em 1961, veiculada semestralmente, com foco em artigos relativos à história do Chile e da América. Conheça o comitê editorial.

O site permite a consulta a todas as edições publicadas, são duas por ano, sendo que no segundo volume a revista divulga uma lista de artigos publicados no país e no exterior sobre a história do Chile.

Acesse e conheça mais sobre a História do Chile e da América.


25 de abr. de 2016

Núcleos de pesquisa: LEÁFRICA

O LEÁFRICA - Laboratório de Estudos Africanos está vinculado ao Departamento de História da UFRJ e se propõe ao ensino, pesquisa e atividades de extensão voltadas às sociedades africanas, em sua história e expressões culturais.

O site traz informações sobre as linhas de pesquisa, os pesquisadores, eventos e muito mais.   

Acesse, conheça e mantenha contato se o assunto for de seu interesse.

(fonte: Revista História Viva, no. 123)