6 de mai. de 2016

Livros: STALIN - A CORTE DO CZAR VERMELHO

STALIN - A CORTE DO CZAR VERMELHOEm STALIN - A CORTE DO CZAR VERMELHO (Ed. Companhia das Letras, 912 p.), o escritor inglês Simon Sebag Montefiore, o autor apresenta as nuances deste personagem complexo e também dos grandes que formavam o círculo mais próximo do líder.

O autor traz a tona diários inéditos de personagens importantes, entrevistas com sobreviventes e diversos materiais (bilhetes, cartas, minutas de reuniões) liberados recentemente para conhecimento público.

Não só a figura central é mostrada, mas também os bastidores de decisões políticas e diplomáticas, além do detalhamento do funcionamento da máquina estatal.

Leia entrevista do autor para a Unisinos.

imagem: www.fnac.com.br
informações: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11791

4 de mai. de 2016

Publicações: REVISTA EPIGRÁFE

A Revista EPÍGRAFE é uma publicação semestral, organizada por estudantes de graduação em História da USP, com a finalidade de publicação de trabalhos, artigos e resenhas na área de História, que tenham sido desenvolvidos por essencialmente por graduandos.

O site permite a pesquisa às revistas publicadas, atualmente são 3 volumes, com chamada de artigos para o novo número.

Acesse, conheça, participe.

2 de mai. de 2016

Museus: MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA - LISBOA

O MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga está localizado em Lisboa, Portugal. Foi fundado em 1884 e abriga a mais relevante coleção pública portuguesa, com materiais de ourivesaria, pintura, escultura e artes decorativas, incluindo obras da Europa, África e Oriente.

As coleções do museu podem ser visualizadas no site, em sessões separadas para pintura, escultura, ourivesaria e etc. Uma das obras mais relevantes são os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves.

Conheça também o MatrizNet, um mecanismo de pesquisa em diversos museus de Portugal.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)
Imagem: www.lisbonlux.com