29 de jul. de 2016

Livros: A HISTÓRIA NOS FILMES, OS FILMES NA HISTÓRIA

Em A história nos filmes, Os filmes na história (Ed. Paz e Terra, 2010, 264 p.), o historiador norte-americano Robert A. Rosenstone analisa a relação entre cinema e história, escolhendo como objeto os filmes históricos dramáticos, e discute como o cineasta pode ser considerado um historiador.

O livro é dividido em 9 capítulos, no primeiro é feita uma apresentação geral dos propósitos do autor, no segundo o autor traz uma visão geral do campo de estudos e das questões que o envolvem, e o último resume os argumentos apresentados e "tenta defender o cinema como uma nova forma de pensamento histórico."

Nos 6 outros capítulos, o autor por meio de filmes dramáticos, reflete sobre as questões que propõe.

Um livro essencial para aqueles que estudam ou pretendem estudar as relações entre cinema e história.

Leia aqui resenha da obra.


26 de jul. de 2016

Filmes: THE ADMIRAL (2011)

O filme The Admiral (Rengô kantai shirei chôkan: Yamamoto Isoroku, 2011) acompanha parte da vida do almirante japonês que foi um dos personagens centrais no ataque a Pearl Harpor. Veja o trailer.

Além de interessante sobre o ponto de vista do tratamento ao ataque a Pearl Harbor, o filme é interessante ao mostrar o contexto japonês na adesão à Alemanha e Itália. Uma das cenas mais interessantes diz respeito ao livro Mein Kampf, de Hitler.

Além disso, questões como a participação da mídia em questões polêmicas é bem retratada pelo diretor.

Para aqueles que tem interesse em análise de representações, o mesmo personagem está nos filmes: Amargo começo do fim (1968), também produção japonesa; Pearl Harbor (2001); Tora! Tora! Tora! (1970) e Amanhecer da Glória (1960).