15 de out. de 2016

Núcleos de pesquisa: GEOTMAC

O GEOTMAC - Laboratório de Geografia, território, meio ambiente e conflito, da Universidade Estadual de Londrina, realiza pesquisas concernentes à temática territorial, englobando estudos de conflitos, como por exemplo a Guerra do Contestado e a Guerra de Porecatu. Conheça os integrantes.

O site disponibiliza artigos, monografias, teses e dissertações, informações sobre livros e projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento.

O site também permite acesso à revista Geographia Opportuno Tempore.

Acesse, divulgue, explore.
    

10 de out. de 2016

Livros: CANIBALISMO DOS FRACOS: CINEMA E HISTÓRIA DO BRASIL

O livro CANIBALISMO DOS FRACOS: CINEMA E HISTÓRIA DO BRASIL (Edusc, 2002, 364 p.), do professor Alcides Ramos Freire, busca aprofundar os estudos sobre as relações entre História e Cinema, inserindo a discussão da necessidade de revisar as relações entre História e cinema de ficção.

A partir da utilização do filme Os inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, o autor estuda a obra fílmica e também os caminhos e fontes percorridos pelos roteiristas.

O livro além de análise individualizada de uma obra é essencialmente uma proposição de método que pode ser utilizado por outros historiadores em outras obras e temas.

Conheça. Leia este artigo do autor sobre a relação entre a historiografia brasileira e a chanchada.


fonte: RHBN, no. 108, SETEMBRO/2014
imagem: www.saraiva.com.br