4 de nov. de 2016

Publicações: MOOVIOLA

O MOOVIOLA é um canal no youtube que traz informações sobre audiovisual, cinema e séries. Tem também página no facebook.

Na produção dos materiais estão dois historiadores formados no curso História - Memória e Imagem, da UFPR, um dos únicos cursos de História direcionado para as relações entre história e audiovisual.

Um dos materiais interessantes que o grupo está produzindo são vídeos sobre a História do Cinema. Veja o primeiro.

Conheça, acompanhem, divulguem!

30 de out. de 2016

Filmes: DR. FANTÁSTICO

Dr. Fantástico PosterO genial cineasta Stanley Kubrick nos presenteia com esta sátira crítica sobre a guerra fria. Em Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964), durante o auge da guerra fria, Estados Unidos e União Soviética, tem que lidar com a eminência da destruição nuclear, iniciada por um general insano. Veja o trailer.

Este é daqueles filmes que Marc Ferro classifica como "filmes na história": realizado durante a guerra fria, pouco tempo após eventos como o da Baia do Porcos, discute o absurdo da política do medo, do militarismo e do poder em mãos de fanáticos, estejam de que lado estejam.

Veja esta entrevista sobre o filme e também o makinf of (sem legendas). 

Leia estes artigos que utilizam o filme como base: a crítica à guerra fria, crítica às forças armadas, a representação da mulher