25 de nov. de 2016

Museus: PALAZZO VECCHIO

Resultado de imagem para palazzo vecchioO Palazzo Vecchio, foi concluído em 1322 e abriga a prefeitura de Florença (Itália), sendo seu interior reformado em 1540, com diversas obras de Giorgio Vasari. O Pallazo está localizado na Piazza della Signoria, um local que por si só já é um museu a céu aberto.

Além dos diversos afrescos e pinturas, o interior possui também estátuas de Michelangelo e outros artistas.

Conheça um roteiro de visita ao museu, com informações de cada piso, das salas e muito mais. Veja algumas imagens de obras do Palazzo. 

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)
imagem: https://selectitaly.com.br 

20 de nov. de 2016

Livros: NAZISMO TROPICAL?

Resultado de imagem para Nazismo Tropical?Em NAZISMO TROPICAL? O Partido Nazista no Brasil (Editora Todas as Musas, 2012), a historiadora Ana Maria Dietrich analisa a complexidade da atuação do Partido Nazista em no Brasil, no período de 1928-1938, no contexto histórico das relações Brasil e Alemanha na Era Vargas.
O Partido Nazista brasileiro, segundo a autora, estava inserido em uma rede de filiais espalhadas pelo mundo, sendo a maior célula fora da Alemanha. A análise da autora se espalha para os 17 estados no qual o partido estava presente 

O livro é resultado das pesquisas da autora e da sua tese (disponível na Biblioteca Digital da USP), inclusive em arquivos inéditos, com entrevista com integrantes do Partido e traz imagens e descrição das fontes.

Veja matéria sobre a pesquisa e a tese da autora.

Uma leitura muito interessante e esclarecedora para conhecer melhor sobre questões políticas e históricas do Brasil.


(fonte: RHBN, Ano 8, no. 86)