30 de dez. de 2016

Museus: PALACIO NACIONAL DE SINTRA

Resultado de imagem para palacio nacional de sintraUma imagem marca o centro da cidade portuguesa de Sintra, duas chaminés: são parte do Palácio Nacional de Sintra, construído por João I no século XIV, em uma área governada anteriormente pelos mouros. Refúgio de verão da corte portuguesa, passou a ser a residência da realeza a partir de 1880.

O site traz informações sobre pontos de atração do Palácio,  como espaços e obras de artes, percursos e itinerários, os protagonistas da história e muito mais. Dentre os destaques, a Sala dos Brasões e os detalhes nos tetos que dão nome as diversas salas, além de um jardim interno e de uma "gruta".

Faça visita virtual ao Palácio.



26 de dez. de 2016

Filmes: O CASO FAREWELL

L'affaire Farewell PosterTratando de um período muito importante da história recente, O CASO FAREWELL (L'affaire Farewell, 2009), uma produção francesa, trata de um alto funcionário da KGB que repassa informações e documentos secretos do governo soviético para um francês, nos anos finais da Guerra Fria e do regime comunista soviético. Veja o trailer.

O roteiro do filme se baseia na história real do russo Vladimir Vetrov, contada no livro Bonjour Farewell, lançado em 1997. Muito interessante é o tratamento dado à obra como microhistória, no qual a trajetória de um sujeito individual e comum permitem entender e discutir o contexto histórico, e também as questões de desconfiança dos EUA de Reagan em relação à França socialista de Mitterand.

Veja artigo que utiliza o filme para discussões sobre ensino de História.