10 de jun. de 2017

Núcleos de pesquisa: FONTES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL

O projeto de monitoria FONTES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL, da Universidade de Pernambuco/Campus Petrolina, tem como objetivo reunir e fornecer material online sobre o Medievo, para que possam ser utilizados por professores e alunos no ensino de História. Conheça os responsáveis pelo projeto.

O site traz um guia com as fontes como por exemplo textuais, iconográficas. Ao acessar o tipo de fonte, um texto explicativo destaca os aspectos principais e formas de abordagem da fonte em sala de aula.

Aproveite! Por ser um projeto em construção, acontecerão atualizações durante o projeto.

Dica: Prof. Dra. Marcella Lopes Guimarães 

4 de jun. de 2017

Filmes: LORE

Lore PosterO filme LORE (2012), uma produção alemã e australiana, acompanha a jornada de Lore e seus irmãos, filhos de um oficial nazista, fugindo para o campo e depois numa viagem para a casa da avó quando os aliados invadem a Alemanha no final da 2a. Guerra. Veja o trailer.

Todos os elementos para uma análise interessante sobre a Alemanha ao final da guerra estão aqui: um país arrasado e abandonado, os ideais nazistas, o medo em relação aos aliados, a divisão do país, o ódio aos judeus.

Preste bastante atenção sobre as discussões sobre a verdade histórica nas seguintes cenas: o pai queimando documentos; a discussão no trem sobre a veracidade das fotos dos campos de extermínio; a relevação sobre o jovem Thomas.

Arrebatador e imperdível. Leia estes dois textos que utilizam o filme como objeto de análise (em inglês): sobre narrativa  e sobre representação das mulheres.