16 de set. de 2017

Museus: MUSEU DA ARTE E HISTÓRIA JUDAICA

Resultado de imagem para mahj museu parisO MAHJ - Musée d'art et d'histoire du Judaïsme está localizado no bairro de Marais, em Paris, retratando o desenvolvimento das comunidades judaicas por meio de suas tradições e patrimônio cultural. O MAHJ é herdeiro do Museu de Arte Judaica de Paris, foi inaugurado em 1998, mas seu projeto foi iniciado em 1985.

Suas coleções englobam artigos religiosos, do setor têxtil, obras de arte, manuscritos, vídeos e fotos. A coleção permanente do museu tem mais de 700 peças que permitem uma viagem pela história da comunidade judaica da Europa e do Mediterrâneo desde a Idade Média.

Na coleção online são mais de 20 mil itens, entre obras e documentos, que além da pesquisa livre, também podem ser selecionados por tipo de objeto, pessoas, área geográfica e assunto. São mais de 700 peças que  Possui documentos sobre importantes episódios históricos, como por exemplo o caso Dreyfus.

Aproveite sua visita.

Publicações: SAECULUM – REVISTA DE HISTÓRIA - UFPB


A Saeculum é a revista do Programa de Pós Graduação em História da UFPB, com publicação semestral, apresentando artigos, resenhas e entrevista, além de um dossiê especial em cada revista. Já são 22 revistas publicadas, veja aqui o arquivo das revistas.

Além da revista, no site do PPGH você tem acesso a artigos produzidos pelos docentes e as dissertações do programa.

(fonte: indicação de processo de Mestrado no INFORME ANPUH, 25)

13 de set. de 2017

Livros: VIDA DE SÃO FRANCISCO

Escrito em 1894, pelo protestante Paul Sabatier, VIDA DE SÃO FRANCISCO (Centro Franciscano de Espiritualidade, 2011, 528 p.) é uma obra clássica e necessária para todos que se interessam sobre São Francisco de Assis. 

Composta de duas parte, uma com a biografia do Santo e outra um estudo crítico das fontes, a obra discute principalmente o distanciamento entre os rumos da Ordem e o desejado inicialmente por Francisco. 

O autor se utiliza de diversas fontes e de suas impressões sobre os locais (geografia, costumes, arquitetura, etc), montando um painel, também, sobre a Umbria e a Idade Média.

Valiosíssimo! Um livro difícil de encontrar, mas que vale a pena procurar.

Veja este artigo sobre a obra e este em inglês também tem a obra como objeto. .