15 de nov. de 2017

Livros: O CAMPO DO FILME RELIGIOSO

Resultado de imagem para o campo do cinema religiosoO livro O CAMPO DO FILME RELIGIOSO: Cinema, Religião e Sociedade  (Paco Editorial, 2015, 328 p.), do historiador Luiz Vadico, nasceu como reflexão para um evento do cotidiano que é o filme religioso, considerando questões como a imagem transmitida pelos personagens, a teologia elaborada, a mensagem final transmitida, a qual ou quais confissões religiosas atende e qual o papel destas instituições na produção.

O livro é dividido em nove capítulos, além de bibliografia e anexo com levantamento de filmes religiosos. A obra, segundo indicado pelo próprio autor na Introdução, está dividida em quatro partes: o campo do filme religioso, as convergências sociedade/religião e cinema, o gênero épico bíblico hollywoodiano e os filmes de Cristo.

Os capítulos entrelaçam questões teóricas, história e análise de obras fílmicas específicas para formar um painel sobre cinema e religião. No capítulo 9 o autor traz um panorama de pesquisas e textos mais recentes sobre a área.

Boa leitura. Para iniciar, leia artigo do autor sobre o tema.

Livros: SLAVES ON SCREEN

Resultado de imagem para slaves on screenNo livro SLAVES ON SCREEN - Film and Historical Vision (Harvard, 2000, 164 p.), a historiadora estadunidense Natalie Zemon Davis analisa o tratamento cinematográfico da resistência escrava.

Em sua análise a autora utiliza 5 obras cinematográficas de autores e épocas diferentes (Spartacus, Queimada!, The last supper, Amistad e Beloved) para discutir as relações entre cinema e prosa histórica.

São 3 capítulos que discutem as obras, o primeiro que discute o método e o último um resumo das análises.

Uma obra extremamente interessante, em que se percebe a utilização de um um método dividido em três partes: a gênese da obra, ou seja, o caminho para se chegar à tela; a sinopse, mostrando o que acontece na obra cinematográfica e comparando com registros históricos; o julgamento, ou seja, a contribuição do filme para pensarmos sobre o passado.  

Leia artigo que trata sobre a obra.


imagem: www.amazon.com